Agora quem for pego perto da sequoia gigante, vai pagar multa de US $5.000 e receberá sentença potencial de seis meses de prisão.

A árvore mais alta do mundo está agora fora do alcance dos turistas porque muitos deles estavam danificando a área circundante.

A árvore é a Hyperion, uma sequóia gigante de 115 metros e mais de 800 anos que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia.

Turistas “desbravadores” danificam área envolta da Árvore mais alta do mundo

Ela foi descoberta em 2006 e sua localização exata é mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.

VEJA TAMBÉM

Coincidindo com o boom nascente do turismo por causa das mídias sociais, resistir à atração de encontrar e postar fotos da árvore tem sido impossível para muitos aventureiros.

Mas Hyperion não é acessível pelas trilhas oficiais do parque, o que significa que qualquer pessoa em busca de uma foto digna do Insta é forçada a “caçar”, abrindo caminho pela vegetação densa. Em outras palavras, não fomos feitos para estar lá.

Agora, os efeitos cumulativos da visita excessiva causaram estragos na área circundante. 

O SFGate.com informou na semana passada que os terrenos próximos ao Hyperion se degradaram e que as samambaias não crescem mais nas proximidades por causa de todo o pisoteio.

“Aqui havia lixo e as pessoas estavam criando ainda mais trilhas laterais para usar o banheiro. Eles deixam papel higiênico usado e dejetos humanos – não é uma coisa boa, não uma boa cena,” disse Leonel Arguello, chefe de recursos naturais do parque, ao SFGate.

As autoridades do parque estão agora intensificando suas tentativas de preservar a área ao redor de Hyperion, declarando-a oficialmente fora dos limites – com uma multa de US $5.000 e uma sentença potencial de seis meses de prisão para quem for pego perto da sequoia gigante.

O excesso de turismo em áreas naturais e selvagens tem sido um problema crescente em todo o mundo devido em parte ao fato de o ar livre ser uma escolha ideal após longos períodos de estresse.

Um exemplo particularmente gritante

O Adventure Journal informou recentemente que 145 pessoas alcançaram o cume do K2, a segunda maior montanha do mundo, em um dia. 

Antes deste mês, apenas 500 alpinistas haviam chegado ao topo na história da montanha.

Foto: Redwood trees in Oakland, California in 2022. Gado/Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.