A areia preta vem de material vulcânico erodido e normalmente fica em praias próximas à atividade vulcânica. 

Já esteve em uma praia com areia preta? Isso pode ser um choque, mas essas maravilhas escuras estão em várias partes do mundo

A cor da maioria das praias de areia é resultado do óxido de ferro e do feldspato, que é marrom e bronzeado em sua forma original. 

A areia preta vem de material vulcânico erodido, como lava, rochas de basalto e outras rochas e minerais de cor escura, e normalmente fica em praias próximas à atividade vulcânica. 

Aí vai uma lista das praias de areia preta mais exóticas do mundo

1- Praia de Papenoo: Papenoo, Taiti, Polinésia Francesa

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

A Praia Papenoo, localizada na costa norte do Taiti, lembra aos visitantes a história vulcânica da ilha. 

Esta praia de areia preta também é popular entre os surfistas, pois abriga algumas das ondas mais espetaculares do mundo. 

A melhor vista panorâmica para apreciar o esplendor desta praia negra são os promontórios no extremo leste de Papenoo.

2- Reynisfjara: Vík í Mýrdal, Islândia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Uma das praias de areia preta mais impressionantes da Islândia, Reynisfjara fica ao lado da vila de pescadores de Vík í Mýrdal, na costa sul da Islândia. 

Com um cenário de rochas irregularesl, esta paisagem dramática pode ser familiar do popular programa de TV, Game of Thrones (7ª temporada).

De acordo com o folclore local, as grandes colunas de basalto já foram trolls tentando puxar navios do oceano para a costa. No entanto, os trolls eram fracos e saíam tarde demais da noite, e assim que o amanhecer surgiu no horizonte, os trolls se transformaram em pedra sólida.

As pedras do mar são o lar de milhares de aves marinhas nidificantes. As espécies encontradas aqui incluem papagaios-do-mar, fulmares e guillemots, tornando-se um paraíso para os observadores de pássaros.

3- Praia de Monterrico: Monterrico, Guatemala

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Ao longo da costa do Pacífico da Guatemala, Monterrico é uma pequena vila que faz parte de uma reserva natural. A reserva natural Biotopo Monterrico-Hawaii se estende por 19 quilômetros de praia e manguezais. A cidade ganhou popularidade por seu ecoturismo e conservação de tartarugas marinhas.

Devido à natureza vulcânica da Guatemala, a praia de Monterrico é composta de areia preta, que pode aquecer rapidamente ao sol. Por isso, não recomendamos deixar os sapatos e andar descalço nesta areia. A praia também é conhecida por ter uma forte correnteza, então só mergulhe se você for um bom nadador.

4- Playa Pavones: Pavones, Costa Rica

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Playa Pavones é o lar de uma das maiores florestas tropicais pré-históricas ao longo da costa do Pacífico da América Central. 

Localizada na região de Puntarenas, a região se destacou por ser um dos principais destinos de surf da América Central.

Embora ofereça surf de classe mundial, não é consistente. 

Filmes foram filmados aqui e livros foram escritos sobre esta praia também.

5- Praia de Karekare: Karekare, Nova Zelândia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Karekare Beach fica no Waitakere Ranges Regional Park, uma área selvagem na costa oeste da Nova Zelândia, cerca de 40 quilômetros a sudoeste de Auckland. 

Esta praia remota é conhecida por suas ondas poderosas e fortes ondas, tornando-a um dos destinos de surf mais perigosos da Nova Zelândia.

A praia de areia preta, com suas dramáticas falésias íngremes que se erguem da praia, fez uma aparição no filme vencedor do Oscar de 1993, O Piano. 

6- Lovina Beach: Bali, Indonésia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Situado na costa norte de Bali, perto de Singaraja, em um trecho de 8 quilômetros de areia vulcânica preta e cinza, você encontrará a Lovina Beach. 

A incrível vida marinha faz do snorkeling e do mergulho uma atração popular, mas a principal atração são os brincalhões golfinhos nariz-de-garrafa. 

Os golfinhos costumam aparecer ao nascer do sol e podem ser vistos no horizonte.

Diz-se que o nome Lovina deriva da palavra amor e ina (que é balinesa para mãe), significando, portanto, amor pela pátria. 

Os moradores acreditam que Lovina cresceu de uma simples casa de campo estabelecida por um viajante em 1953 para um destino turístico.

7- Praia de Perissa: Santorini, Grécia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Localizada na pequena e antiga cidade portuária de Elêusis, no canto sudeste de Santorini, é uma praia única de areia preta com águas claras e uma rocha gigantesca que se ergue do Mar Egeu. 

Além de banhos de sol e esportes aquáticos, os viajantes podem caminhar até o topo da rocha gigantesca chamada Mesa Vuono. O cume oferece vistas incríveis das ilhas próximas.

A praia está totalmente equipada com espreguiçadeiras, guarda-sóis, salva-vidas, chuveiros e um parque infantil. Bares à beira-mar e cafés para cozinha tradicional também estão nas proximidades.

8- Playa Negra: Vieques, Porto Rico

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Vieques, uma ilha na costa de Porto Rico, abriga a Playa Negra, uma praia de areia preta formada pelas areias pretas que descem do Monte Pirata durante fortes chuvas. 

As paredes do penhasco são compostas por troncos, rochas irregulares e arbustos desérticos, tudo atrás de um cenário de águas azuis cintilantes e uma praia de areia preta.

Esse contraste único torna esta praia um local popular para fotógrafos e influenciadores de mídia social. 

Antes de a praia se tornar um ponto de encontro de turistas, chamava-se Playa Negrita, que significa pequena praia preta. 

Curiosidade: os anjos da Victoria’s Secret filmaram o Victoria’s Secret Swim Special em Playa Negra.

9- Punaluu Black Sand Beach: Kau, Big Island, Havaí

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Kau é uma ilha rural, remota e subestimada localizada na região mais ao sul da Ilha Grande. 

Uma das melhores praias do Havaí, Punaluu Black Sand Beach, está localizada aqui.

O que o torna popular não é apenas a beleza de sua areia preta, mas também o fato de abrigar as tartarugas-de-pente ameaçadas de extinção e as tartarugas marinhas verdes. 

Não toque nas tartarugas protegidas! As pessoas também não estão autorizadas a remover a areia preta da praia. 

Nadar não é o ideal, e os sapatos de água são recomendados se você planeja nadar nessa praia, pois o fundo é rochoso. Mas um piquenique com vista é altamente recomendado.

10- Black Sands Beach: Shelter Cove, Califórnia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Abaixo de Marin Headlands, na Golden Gate National Recreation Area, há uma praia de areia preta, apropriadamente chamada de Black Sands Beach. 

A beleza única está localizada na Área de Conservação Nacional King Ranch, na Califórnia. 

A praia é mais para admirar do que para tomar sol e as águas são perigosas demais para os banhistas.

Para chegar à praia, você terá que caminhar por um caminho íngreme a partir do estacionamento, mas as vistas definitivamente valem a pena. 

Você vai querer manter seus sapatos, pois a praia preta é composta principalmente de seixos pretos, não de areia. Não leve nada para casa ou será multado, pois a área é protegida.

11- Playa Jardín: Ilhas Canárias, Espanha

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Esta praia negra no norte de Tenerife foi desenhada pelo artista canário César Manrique, no início do século XX. 

Levando até a areia vulcânica cor de carvão são jardins coloridos que têm todas as cores de espécies de plantas nativas e belas cachoeiras em terraços.

O impressionante Monte Teide coberto de neve também está à vista. As ondas da Playa Jardín são ideais para o bodyboard e o surf. Salva-vidas estão de plantão, um playground está disponível para crianças e há muitas comodidades ao seu alcance. 

É aconselhável usar sapatos de água para se proteger das rochas. Embora a praia seja artificial, é paradisíaca.

12- Spiaggia di Ficogrande: Stromboli, Itália

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Um aspecto positivo de ter um vulcão em uma ilha são as belas praias escuras que ele cria. Tome Stromboli, por exemplo. 

Este arquipélago eólico é o lar de uma popular praia de areia preta para nadar e tomar sol, e é chamado Spiaggia di Ficogrande. 

A praia é reconhecida como praia com Bandeira Azul porque é extraordinariamente limpa e tem águas absolutamente límpidas.

Embora a ilha abrigue várias praias de areia preta, Spiaggia di Ficogrande é a mais acessível. 

Cafés e banheiros estão disponíveis para banhistas na praia. Muitos pequenos barcos brancos ficam nas margens da praia de areia preta, tornando-a ainda mais fotogênica do que já é.

13- Anse Balenbouche, Santa Lúcia

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Em Anse Balenbouche, há uma pequena praia de areia preta onde o rio Balenbouche encontra o oceano. 

Esta praia mais rochosa e rasa é um ótimo lugar para relaxar com os amigos e dar um mergulho. No entanto, tenha cuidado com correntes fortes e grandes ondas ocasionais. 

Alguns dizem que o nome significa “boca de baleia”. Devido à composição vulcânica de Santa Lúcia, existem várias praias de areia preta ao redor.

14- Praia de Miho: Shimizu, Japão

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Além da areia preta, as vistas do Monte Fuji fazem valer a pena uma viagem à Praia de Miho. 

A praia é exclusivamente alinhada com milhares de pinheiros. Entre os pinheiros está o Hagoromo-no-Matsu. 

Diz a lenda que um pescador uma vez encontrou um manto pertencente a uma donzela celestial pendurado nos galhos da árvore. 

O pinheiro Hagoromo-no-Matsu de segunda geração viveu por mais de 600 anos antes de murchar. As árvores que cercam a praia foram nomeadas como parte do Patrimônio Mundial da UNESCO do Monte Fuji.

A praia é popular para passeios de caiaque, mergulho, pesca e windsurf nos meses de verão. Uma trilha agradável para caminhada e ciclismo alinha a praia.

15- Praia de Saint-Pierre: Saint-Pierre, Martinica

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

A praia de Saint-Pierre em Saint-Pierre, na ilha caribenha francesa da Martinica, já foi a capital até que a cidade foi destruída pela erupção vulcânica do Monte Pelée em 1902, matando milhares de moradores.

Remanescentes da cidade velha ainda podem ser encontrados, como o teatro histórico que acomodava 800 pessoas e uma prisão com uma cela que detinha o único sobrevivente da catástrofe vulcânica. 

Hoje a área é um destino turístico animado e a maioria dos viajantes vem admirar a praia de areia vulcânica, com vista para o vulcão.

16- Baixa d’Areia: Caloura, São Miguel, Açores

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

A Baixa d’Areia é uma praia isolada perto da pitoresca vila piscatória da Caloura. A praia de areia preta da Baixa d’Areia tem vegetação próxima, paredes de basalto preto e vinhas.

Fica na costa sul da ilha vulcânica de São Miguel. São Miguel é a maior ilha do arquipélago português dos Açores e é conhecida pelas suas paisagens vulcânicas e vida marinha, como as baleias. 

Lagos de crateras gêmeas, um verde e um azul, estão a noroeste, e a leste estão fumarolas e fontes termais.

17- Praia de Santo Domingo: Luzon, Filipinas

As 17 melhores praias exóticas de areia preta do mundo

Santo Domingo é diferente da maioria das praias das Filipinas. Localizada na cidade de Santo Domingo, na província de Albay, na ilha de Luzon, esta praia tem águas azuis, nuvens brancas e areia preta – a combinação perfeita. 

As palmeiras que cobrem a área também são um belo contraste com a areia preta. A areia texturizada vem da erosão natural de rochas vulcânicas da lava terrestre do Monte Mayon.

Não há nada como umas férias relaxantes na praia para recarregar e reduzir o estresse, mas por que não também torná-la uma experiência mais única visitando uma das praias de areia preta acima? 

É bastante fascinante o que a Mãe Natureza (e os humanos) podem criar. Alguns são remotos e difíceis de alcançar, enquanto outros são conhecidos por suas ondas retorcidas, mas definitivamente vale a pena a caminhada.

Fonte: The Manual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.