IMO inicia reunião para decidir a estratégia de emissões da navegação

reunião-IMO
Imagem: GCapitain


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu nesta segunda -feira um acordo para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050 em negociações de navegação em Londres nesta semana e pediu que os esforços de descarbonização sejam mais rápidos.

A China, no entanto, está recuando nas metas, de acordo com uma nota diplomática emitida por Pequim.

A navegação, que transporta cerca de 90% do comércio mundial e é responsável por quase 3% das emissões mundiais de dióxido de carbono, está enfrentando apelos de ambientalistas e investidores para adotar ações mais concretas, incluindo uma taxa de carbono.

“Peço que deixem Londres tendo acordado uma estratégia de gases de efeito estufa que comprometa o setor a zero emissões líquidas até 2050, o mais tardar”, disse Guterres em um discurso gravado.

“E isso inclui metas ambiciosas baseadas na ciência a partir de 2030 – tanto em reduções absolutas de emissões quanto no uso de combustíveis limpos”.

Guterres disse que tais metas forneceriam “a certeza de que a indústria e os investidores precisam”.

Os países membros da agência marítima da ONU, a Organização Marítima Internacional (IMO), estão reunidos em Londres esta semana. Eles adotarão uma estratégia atualizada de emissões de gases de efeito estufa cujos detalhes específicos estão sendo discutidos.

Além disso, também há propostas para um imposto sobre as emissões globais de dióxido de carbono na navegação.

Até agora, a IMO prometeu reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa dos navios até 2050, a partir dos níveis de 2008 – um compromisso que fica atrás dos planos da UE e dos EUA de atingir zero emissões líquidas até essa data.

De acordo com uma nota vista pela Reuters que foi emitida pela China e distribuída para os países em desenvolvimento, Pequim disse, “os países desenvolvidos estão pressionando a IMO para alcançar visões irrealistas e níveis de ambição, exigindo especialmente que a indústria naval internacional alcance zero emissões de GEE no ciclo de vida até 2050, o mais tardar”.

A nota acrescentou que a China se opôs ao uso de “receitas para fins de adaptações gerais às mudanças climáticas fora do setor de transporte marítimo”.

Quando solicitado a confirmar a nota, que foi relatada pela primeira vez pelo Financial Times, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse a repórteres em Pequim na segunda-feira que a China acreditava que a IMO deveria "levar em conta as diferentes condições nacionais" e "acomodar as preocupações legítimas dos países em desenvolvimento". países".

Fonte: GCaptain

Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top