O festival vai até o dia 23 de julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Paranaguá. Devem ser disputadas mais de 40 modalidades esportivas, incluindo campeonatos nacionais, estaduais, oficinas e apresentações.
Criados pelo Governo do Paraná, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza são um projeto inovador que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza.
O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência.
O Festival de Inverno é organizado pela Secretaria do Esporte, e realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras e das federações esportivas de cada modalidade. A edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza foi aberta com a etapa Norte, realizada em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis. Ao todo, os JANs devem ter neste ano quatro etapas: Norte, Festival de Inverno, Corredor das Águas e Angra Doce.
Uma das grandes novidades desta edição dos JANs é o Festival da Família, que leva integração entre pessoas de todas as idades, lazer e muita diversão. Essa atividade já aconteceu na etapa Norte e irá se repetir no Festival de Inverno e em todas as outras fases dos JANs. Outra atração no Festival de Inverno será os Jogos Indígenas, que também estrearam na etapa Norte.
No Litoral eles devem ser realizados no Aeroparque de Paranaguá. Atletas de diferentes etnias participam de uma série de competições tradicionais, celebrando suas culturas e fortalecendo os laços entre as comunidades. Confira a programação completa do Festival de Inverno dos JANs no site www.aen.pr.gov.br.
Fonte: AEN PR
Fonte: AEN PR