O rio Ottawa, mais uma vez, transbordou inundou uma área do extremo leste da capital do Canadá, Ottawa. Moradores perto das margens encheram sacos de areia e operaram bombas de fossa pela terceira vez em sete anos.
Um dos invernos com mais neve já registrado em Ottawa contribuiu para as inundações ao longo do rio que começaram no mês passado. Os níveis de água estão subindo novamente durante uma semana muito chuvosa.
Em Cumberland, localizado a cerca de 30 quilômetros a leste do centro de Ottawa, um morador antigo, Glen Roberts, diz que já passou por algumas inundações.
"Tem sido difícil me manter centrado. Não posso ficar chateado porque isso não ajuda e minha saúde que não é mais como nas outras enchentes de 2017 e 2019", disse Roberts.
Espera-se que os níveis de água a leste de Cumberland Village subam cerca de 30 centímetros acima dos níveis atuais, de acordo com uma atualização da autoridade de conservação local na terça-feira. Esses níveis devem exceder ao último pico em cerca de 60 centímetros.
De acordo com a última atualização do Conselho de Planejamento de Regulação do Rio Ottawa na tarde de terça-feira, os níveis de água devem atingir o pico até sexta-feira.
Um memorando de terça-feira de Beth Gooding, diretora do serviço de segurança pública da cidade de Ottawa, garantiu aos vereadores que os impactos na cidade serão relativamente pequenos.
Gooding estimou que cerca de 130 propriedades privadas implementaram medidas de mitigação de inundações, como sacos de areia, das quais a maioria está localizada em West Carleton, do outro lado da cidade de Cumberland. “A cidade não viu um aumento significativo na demanda por areia ou sacos para areia", disse Gooding.
“Neste momento, observamos impactos menores nas estradas e em alguns parques, mas nada afetando a infraestrutura crítica relacionada às águas das enchentes”, escreveu ela.
Ponte, balsas fechadas
Uma nota veio antes do Serviços Públicos e Compras do Canadá anunciar que estava fechando totalmente a Ponte Chaudière para veículos e pedestres até novo aviso por causa do alto nível da água. O tráfego de veículos já estava significativamente restrito por causa da construção e o fim dessa construção foi adiado.
*Uma das docas para a balsa entre o leste rural de Ottawa e Gatineau em 3 de maio de 2023. (Marie-Jeanne Dubreuil/Radio-Canada) |
A cidade de Gatineau montou um centro de socorro para as vítimas das enchentes em um centro comunitário, de acordo com um comunicado da cidade.
Os residentes em áreas inundadas devem se registrar para verificações de bem-estar usando 311 ou ir a esse centro de suporte. A cidade tem um hub para localização de sacos de areia, fechamento de estradas e outras informações sobre enchentes.
Esses fechamentos de estradas incluem as rampas de entrada e saída no sentido leste da Rodovia 50.
Com toda essa chuva, o rio Ottawa está subindo e as pessoas que vivem à beira d'água estão se preparando para mais inundações.
CBC News