Um homem que imitava Michael Jackson nos vagões do metrô de Nova York e na Times Square, nos Estados Unidos (EUA), foi morto por três passageiros na última segunda-feira (1°). A vítima foi identificada como Jordan Neely, de 30 anos. O crime foi registrado em vídeo por testemunhas. (Assista abaixo)
De acordo com a mídia local, Neely era um sem-teto negro e com histórico de doença mental. Amigos e parentes afirmaram que a mãe do jovem foi assassinada em 2007 e, desde então, ele não conseguiu mais se estabilizar.
Entre os passageiros que gravaram a situação estava o jornalista mexicano Juan Alberto Vázquez. Ele relatou que a vítima entrou no metrô gritando que não tinha o que comer e beber, que estava farto, tirou o seu casaco e jogou no chão. Foi então que as pessoas que estavam próximas se afastaram e um homem o imobilizou com a ajuda de dois outros.
O vídeo do incidente postado online pelo jornalista mostra um homem, posteriormente identificado como um ex-fuzileiro naval da Marinha dos EUA, deitado sob Neely e segurando-o em uma posição de chave de braço por vários minutos, enquanto Neely tenta se libertar sem sucesso.
Outro passageiro aparece prendendo os braços de Neely, enquanto um terceiro segura seu ombro. O imitador de Michael Jackson perdeu a consciência durante a luta e mais tarde foi declarado morto em um hospital. Segundo o legista, a causa da morte foi asfixia por compressão do pescoço.
Na ocasião, o veterano da Marinha de 24 anos, que não foi identificado, foi levado sob custódia e liberado sem acusações.
No entanto, o caso do jovem que imitava Michael Jackson morto no metrô chocou muitos americano, que criticaram isso como uma reação exagerada a uma pessoa que sofre de doença mental. À medida que o vídeo se espalhou pelas redes sociais mais e mais pessoas passaram a pedir a prisão do veterano da Marinha.
O caso também levantou discussões sobre como são tratadas as pessoas com doenças mentais e em situação de rua nos EUA.
This is Jordan Neely, a homeless Black man with a history of mental illness, being choked to death by an ex marine for allegedly yelling at passengers.
— Bishop Talbert Swan (@TalbertSwan) May 4, 2023
NYPD let his killer go.
Imagine a Black ex marine choking a homeless white man to death and police letting him walk away. pic.twitter.com/fm776Z6vEf