*STOCK PHOTO/Getty Images |
Sob a "Operação SpecTor", a "maior operação de todos os tempos visando o tráfico de fentanil e opióides na dark web", 288 pessoas foram presas nos últimos dois anos e mais de 850 quilos de drogas - incluindo 64 quilos de fentanil ou fentanil narcóticos misturados - destinados a serem vendidos na darknet foram apreendidos, disse o DOJ (Departamento de Justiça dos EUA) e o FBI nesta terça-feira.
“Nossa mensagem para os criminosos na dark web é esta: você pode tentar se esconder nos cantos mais distantes da internet, mas o Departamento de Justiça irá encontrá-lo e responsabilizá-lo por seus crimes”, disse o procurador-geral Merrick Garland em entrevista coletiva.
*Procurador-geral Merrick Garland do Departamento de Justiça dos EUA, em 02/05/2023/Anna Moneymaker/Getty Images |
A polícia também apreendeu 117 armas de fogo e US$ 53,4 milhões em dinheiro e moedas virtuais como parte da operação, segundo o DOJ.
Em um caso destacado, um homem da Flórida foi condenado a 16 anos de prisão no final do ano passado, depois que foi revelado que ele e seus co-conspiradores tinham uma lista de mais de 6.000 clientes da darknet para quem traficavam fentanil, heroína e metanfetamina.
O cartel de Sinaloa, uma quadrilha de tráfico de drogas que o DOJ acusou de crimes hediondos, e o cartel de Jalisco foram apontados como particularmente prejudiciais aos americanos.
"Os cartéis de drogas de Sinaloa e Jalisco e as redes globais que eles operam estão matando americanos enviando fentanil para os Estados Unidos. Seus associados distribuem esse fentanil em comunidades em toda a América por todos os meios possíveis, incluindo a dark web", disse Anne Milgram, administradora da Drug Enforcement Administration, acrescentando que a agência "está comprometida em encerrar a cadeia de abastecimento de fentanil do começo ao fim".
“A disponibilidade de substâncias perigosas como o fentanil nos mercados da dark net está ajudando a alimentar a crise que ceifou muitas vidas americanas”, disse o diretor do FBI, Christopher Wray, em um comunicado nesta terça-feira. "É por isso que continuaremos a unir forças com nossos parceiros de aplicação da lei em todo o mundo para atacar esse problema juntos."
Em 2021, um recorde de 107.622 americanos morreram de envenenamento por drogas ou overdose, com 66% ligados a opioides sintéticos como o fentanil, disse o Departamento de Justiça em um comunicado à imprensa no ano passado.
ABC News