*Corpo de Bombeiros do Governo de Alberta/Canadá Press/AP |
Mais de 100 incêndios florestais ocorreram na região de Alberta, no Canadá, forçando quase 30 mil pessoas a procurarem por refúgio. As autoridades chamaram de “situação sem precedentes” para a província.
"Em apenas 24 horas, 16 novos incêndios ocorreram em Alberta, disse Christie Tucker, líder da unidade de informações sobre incêndios florestais, durante uma coletiva de imprensa na noite de domingo.
"Os bombeiros em toda a província estavam combatendo 108 incêndios florestais ativos, 31 dos quais queimando “fora de controle”. Esse tipo de atividade feroz de incêndio não é típico no início do ano, e os bombeiros geralmente não veem uma área tão grande queimada", disse Tucker na manhã de domingo.
“Mas condições extremamente secas, clima muito quente e ventos fortes convergiram para alimentar essa “atividade realmente extrema de incêndio florestal. Podemos estar nos preparando para uma longa luta aqui. Os incêndios florestais queimaram um total de 375.000 hectares, cerca de 3.750 km², em Alberta até agora este ano, e os incêndios recentes queimaram mais uma enorme quantidade de terreno nos últimos dias”, enfatiza.
Bombeiros e recursos adicionais de todo o país estão indo para Alberta para combater os incêndios crescentes, equipes de Quebec e Ontário já se juntaram ao combate.
Alguns ganhos foram obtidos no domingo, quando chuvas espalhadas pela província ajudaram os bombeiros a acessar áreas que antes não podiam devido a intensidade extrema dos incêndios florestais.
Os bombeiros agora esperam que as temperaturas mais baixas e a umidade mais alta os ajudem a combater as chamas nas partes sul e central da província – mas as condições desafiadoras permanecem na parte norte da província, disse Tucker.
Enquanto isso, vários hospitais foram totalmente evacuados e muitas estradas estão fechadas no norte e no centro de Alberta, segundo autoridades da província.
Até agora, cerca de 5.000 pessoas buscaram refúgio em centros de evacuação, disse o chefe do Gerenciamento de Emergências de Alberta, Colin Blair, na entrevista coletiva de domingo.
*Corpo de Bombeiros do Governo de Alberta/AP |
A extensão dos danos ainda não pode ser medida
Enquanto milhares de habitantes de Alberta fogem de suas casas e se dirigem para os centros de evacuação, eles saem sem saber se terão um lar para onde voltar quando as ordens de evacuação forem suspensas.
Rick Laboucan, que cresceu na comunidade de Fox Lake, disse à CTV, afiliada da CNN, que a casa de sua família não estará lá quando a comunidade retornar.
“... nosso pequeno vilarejo no norte de Fox Lake está todo destruído”, disse Laboucan. “As casas de familiares e amigos se foram.”
O incêndio florestal, fora de controle, queimou mais de 16.300 hectares de terra, cerca de 163 Km², até domingo na comunidade de Fox Lake, disseram as autoridades.
Ainda não está claro quanto dano os incêndios deixaram, já que a fumaça espessa e as condições de incêndio intenso impedem que as equipes avaliem totalmente a perda de propriedade, disse Blair.
“Sabemos que as construções foram perdidas, mas nossa primeira prioridade é proteger vidas e lidar com a resposta de emergência em primeiro lugar”, disse Blair.
As autoridades sabem que dezenas de estruturas foram danificadas, inclusive na área de Fox Lake, onde 56 bombeiros com equipamentos pesados e aeronaves estão combatendo as chamas, disseram as autoridades.
Cerca de 8.000 também receberam ordens para deixar o condado de Yellowhead. O incêndio apelidado de EWF-031 queimou cerca de 77.920 hectares de terra, cerca de 779,2 Km², enquanto se espalhava a sudeste da cidade de Edson, no condado, segundo os bombeiros de Alberta. Outros 3.600 receberam ordens de evacuar a Nação Cree de Little Red River.
A Premier de Alberta, Danielle Smith, disse que é uma situação sem precedentes que a província está enfrentando.
“Temos tantos incêndios espalhados nesta primavera. … Foi um ano incomum ”.
CNN