*Em memória de Freya, a morsa/Getty Images |
Uma escultura de bronze da morsa apelidada de Freya, que ganhou atenção global em 2022 depois de ser sacrificada pelas autoridades norueguesas, foi inaugurada em Oslo, capital do país.
A escultura de bronze, criada pela artista Astri Tonoian, em tamanho real, retrata Freya deitada de lado e foi colocada na costa rochosa da marina de Kongen, não muito longe de onde o verdadeiro mamífero de 600kg atraiu grandes multidões no ano passado.
A escultura se tornou realidade graças a uma campanha online que arrecadou mais de US$ 25 mil para homenagear Freya. “Comecei isso porque estou furioso com a forma como a diretoria de pesca e o estado lidaram com essa situação. Além da questão de Freya, precisamos nos perguntar como tratamos os animais e a natureza. Precisamos pensar sobre nossa relação com a vida selvagem", disse o organizador da campanha, Erik Holm, segundo relata o The Guardian.
*Photo by: Rune Aae |
Na ocasião, a controversa medida do governo norueguês foi justificada pelo fato do público ignorar a recomendação de manter uma distância clara da morsa. "Os visitantes estão nadando com Freya, jogando objetos nela e chegando perto dela para tirar fotos - às vezes "com seus filhos a tiracolo", disse na época o porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca.
Outra solução seria a morsa ter ido embora. Mas o plano de realocar Freya para fora do fiorde seria logisticamente desafiador e perigoso segundo o governo, "exigiria um tempo cuidadoso de sedação para garantir que ela não se afogasse na água".