Escultura da morsa Freya, sacrificada na Noruega, é inaugurada em Oslo

              
Escultura da morsa Freya, que foi sacrificada na Noruega, é inaugurada em Oslo
*Em memória de Freya, a morsa/Getty Images
  
Uma escultura de bronze da morsa apelidada de Freya, que ganhou atenção global em 2022 depois de ser sacrificada pelas autoridades norueguesas, foi inaugurada em Oslo, capital do país.

A escultura de bronze, criada pela artista Astri Tonoian, em tamanho real, retrata Freya deitada de lado e foi colocada na costa rochosa da marina de Kongen, não muito longe de onde o verdadeiro mamífero de 600kg atraiu grandes multidões no ano passado.

A escultura se tornou realidade graças a uma campanha online que arrecadou mais de US$ 25 mil para homenagear Freya. “Comecei isso porque estou furioso com a forma como a diretoria de pesca e o estado lidaram com essa situação. Além da questão de Freya, precisamos nos perguntar como tratamos os animais e a natureza. Precisamos pensar sobre nossa relação com a vida selvagem", disse o organizador da campanha, Erik Holm, segundo relata o The Guardian.
 
Escultura da morsa Freya, que foi sacrificada na Noruega, é inaugurada em Oslo
*Photo by: Rune Aae

Na ocasião, a controversa medida do governo norueguês foi justificada pelo fato do público ignorar a recomendação de manter uma distância clara da morsa. "Os visitantes estão nadando com Freya, jogando objetos nela e chegando perto dela para tirar fotos - às vezes "com seus filhos a tiracolo", disse na época o porta-voz da Diretoria Norueguesa de Pesca.

Outra solução seria a morsa ter ido embora. Mas o plano de realocar Freya para fora do fiorde seria logisticamente desafiador e perigoso segundo o governo, "exigiria um tempo cuidadoso de sedação para garantir que ela não se afogasse na água".


Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top