De acordo com o Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí, as autoridades fecharam a praia depois que a foca e seu filhote repousaram durante o período de amamentação.
"Uma cerca temporária foi erguida para proteger a foca e seu recém-nascido, e todos os banhistas são encorajados a usar outras áreas. Haverá também uma presença policial 24 horas na praia para proteger as focas”, disse Jason Redulla, chefe da divisão de conservação e aplicação de recursos, durante uma coletiva de imprensa.
A proteção permanecerá ativa durante o período de amamentação da foca, que dura entre cinco e sete semanas, acrescentaram as autoridades.
O departamento também compartilhou algumas fotos no Facebook das focas, incluindo uma do filhote sendo amamentado e se aconchegando na areia. Uma outra foto mostra uma placa na cerca temporária que adverte os civis para não interagir com a foca ou seu filhote.
As focas-monge, especialmente as mães, são consideradas muito protetoras de seus filhotes e têm um histórico de comportamento agressivo em relação aos nadadores, disseram as autoridades.
Elas são consideradas uma das espécies de focas mais ameaçadas do mundo, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, com uma população estimada de apenas 1.570 indivíduos. A perda de habitat, a predação e a interferência humana contribuíram para o perigo de extinção da foca.
Fonte: Insider