*@NewportCoastalAdventure & @PacificOffshore |
Uma baleia assassina branca – conhecida como Frosty – foi filmada pela empresa de observação de baleias, enquanto nadava com outras 6 orcas perto de Newport Harbour, no sul da Califórnia.
Frosty, é um animal leucístico, o que significa que tem uma rara condição genética que causa suas cores incomuns.
A orca de três anos e seu grupo são baleias assassinas transitórias que variam principalmente da Colúmbia Britânica ao norte da Baja. Eles passam a maior parte do tempo fora da extensa costa da Califórnia, mas não seguem nenhum padrão de migração definido.
As equipes da Newport Coastal Adventures foram informadas sobre a localização por outra empresa de observação de baleias. Com apenas algumas horas de antecedência, eles carregaram três barcos e navegaram 80 quilômetros para encontrar o grupo.
Danny Groves, chefe de comunicações da Whale and Dolphin Conservation, disse à Newsweek: "As orcas brancas parecem não ser rejeitadas como algumas pessoas podem pensar. Elas são completamente aceitas em seus grupos".
Mark Girardeau, que trabalha para a empresa, também postou um vídeo do avistamento. Ele disse no Facebook que esta espécie não é vista na área há três anos.
"Observamos este pod a 13 quilômetros de Malibu antes de viajar mais de 60 milhas de volta para casa à noite - dedicação! Recebemos um relatório de pescadores da Ilha de San Clemente que também viram este grupo há mais de uma semana, então sabíamos que eles estavam na área, " ele disse.
As baleias ocasionalmente aparecem em outras partes do mundo. Elas foram avistadas no sul do México e no norte do Canadá, de acordo com Girardeau.
O leucismo é extremamente raro nas orcas
Luke Rendell, professor de biologia na Sea Mammal Research Unit e no Center for Social Learning and Cognitive Evolution da University of St. Existem também dois tipos e pode ser difícil diferenciá-los."
Rendell comparou Frosty a duas orcas albinas que já haviam sido vistas no Japão.
"O albinismo é uma falta quase completa de pigmento observada no par japonês. Há também leucismo, que é o que afeta Frosty, uma perda parcial de pigmento por meio de uma falha no desenvolvimento das células da pele. O leucismo pode, portanto, ter causas genéticas e de desenvolvimento."
Erich Hoyt, pesquisador da Whale and Dolphin Conservation (WDC) no Reino Unido, disse anteriormente à Live Science que cerca de 1 em cada 1.000 orcas do Pacífico Norte têm essas variações de cor. No entanto, este é o mais alto de qualquer população, o que significa que provavelmente é muito mais raro.
“Provavelmente há desvantagens para a baleia afetada não carregar a pigmentação regular adaptada evolutivamente semelhante àquela enfrentada por humanos albinos, como proteção solar reduzida”, disse Rendell.
A melhor maneira de diferenciar o albinismo do leucismo é pela cor dos olhos. Indivíduos albinos geralmente têm olhos rosa, enquanto os olhos dos indivíduos leucísticos permanecem escuros.
“Em geral, aqueles com albinismo são tão saudáveis quanto aqueles sem, no entanto, pode haver alguns problemas associados que afetam sua visão e/ou audição, mas nem sempre é o caso”, disse Groves. "Criaturas albinas ou de cores únicas também podem estar sujeitas a um risco maior na natureza, por exemplo, elas terão menos camuflagem para ajudá-las a se esconder de predadores. É importante ressaltar que um grande risco para qualquer baleia branca ou golfinho é a atenção indesejada de nós.
Perturbar baleias e golfinhos interfere em seus comportamentos naturais e pode causar-lhes estresse."