Apresentando projetos de tecnologia e conceitos inovadores para a sustentabilidade, o construtor de navios de cruzeiro MEYER Group revelou sua visão para o futuro das embarcações e apresentou seu conceito “Reverse”, para navios de cruzeiro em 2100.
Com design aerodinâmico, áreas de jardinagem urbana, plataformas de pouso de drones e métodos de fabricação modular, o conceito se baseia em fontes de energia renováveis, como ondas, energia solar , e energia eólica.
A embarcação futurista também foi projetada para materiais mais sustentáveis e uso eficiente de energia.
Um outro exemplo, é o Silver Nova, que será entregue ainda este ano à Silversea Cruises, apresentando um sistema de combustível de baixa emissão e design energeticamente eficiente, superando os requisitos do Índice de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional em 25%.
A embarcação também utilizará um sistema de célula de combustível desenvolvido por meio de um projeto de pesquisa de vários anos.
Mais dois navios inovadores estão em construção: o Icon of the Seas, definido para ser o maior navio de cruzeiro do mundo, e o Mein Schiff 7, projetado para funcionar com metanol e metanol verde para uma operação quase neutra para o clima.
Os navios apresentam recursos de design exclusivos, como layout horizontal, design assimétrico e vidro expansivo para uma abertura sem precedentes.
Os designs foram revelados na feira global de cruzeiros Seatrade, realizada em Fort Lauderdale, Flórida.