Imagem: TikTok/Reprodução |
A alta concentração de metano causada pelas flatulências e eructação de vacas e somada ao superaquecimento de uma máquina que sugava estrume e água criaram condições para uma detonação gigantesca que matou 18 mil vacas em um estábulo instalado numa fazenda localizada em Dimmitt, no Texas, EUA. Uma mulher ficou gravemente ferida.
O gás metano é gerado e expelido naturalmente, tanto por flatulências como por eructação durante o processo digestivo destes animais, no qual ocorre a chamada fermentação entérica.
O metano, é um dos vilões dos fenômenos de mudança climática, junto com o dióxido de carbono, sendo que o primeiro é quase 30 vezes mais agressivo no processo de aquecimento global que o segundo, embora seja eliminado da atmosfera após 10 anos, enquanto o dióxido de carbono pode levar um milênio.
Segundo a imprensa local, uma máquina instalada no enorme galpão onde estava o gado, responsável por sugar toneladas de esterco e de água dos cubículos onde viviam os animais, teria superaquecido e dado ignição no ambiente repleto do gás altamente inflamável, o que fez tudo ir pelos ares, provocando um grande incêndio na sequência.
Fonte: Revista Fórum