Cobrir canais com painéis solares - Projeto visa combater a seca e gerar energia

                                        
Canal movido a energia solar visa reduzir a evaporação da água e gerar energia renovável

                     
Um projeto-piloto financiado pelo estado da Califórnia no vale de San Joaquin, visa combater a resiliência à seca, cobrindo os canais e aquedutos com painéis solares. Esta abordagem de dupla finalidade visa reduzir a evaporação da água e gerar energia renovável.

Os problemas de escassez de água na Califórnia persistem, mesmo depois de um inverno incomumente úmido. O governador Gavin Newsom se absteve de declarar o fim da seca, enquanto a recente proposta do presidente Biden sugere mais cortes de água para o estado. O padrão de eventos climáticos extremos da Califórnia ressalta a importância contínua da conservação da água.

Jordan Harris, CEO da Solar AquaGrid, empresa responsável pela concepção e supervisão do projeto, acredita que é uma solução de bom senso.

O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia alocou US$ 20 milhões para testar o conceito no Condado de Stanislaus, onde está localizado o sistema de canais de 4.000 milhas do estado. O projeto é uma colaboração entre Solar AquaGrid, a Universidade da Califórnia Merced e o estado da Califórnia. Roger Bales, professor de engenharia da U.C. Merced, observa que o conceito não foi tentado nos EUA antes, mas prevê sua potencial escalabilidade nos estados ocidentais.

Um estudo de 2021 de Bales e seus colegas descobriu que cobrir os canais da Califórnia com painéis solares pode reduzir a evaporação em até 90%, economizando 63 bilhões de galões de água por ano. Os benefícios adicionais incluem geração de energia, crescimento e manutenção reduzidos de algas, desempenho aprimorado do painel solar e melhor qualidade do ar.

O projeto, previsto para começar no outono, cobrirá inicialmente cerca de 3 mil m de canais no distrito de Central Valley. A Harris já recebeu consultas de operadores de grandes canais e distritos de água em todo o mundo, enfatizando as implicações globais dessa abordagem inovadora para lidar com a escassez de água e a geração de energia renovável.

Fonte: gCaptain

Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top