Mario Tama/Getty Images |
O forte calor desafia recordes na Califórnia, – as temperaturas atingiram os 90°F (32°C) em muitos locais do vale e a previsão é que continuem assim no fim de semana.
Como as temperaturas oscilam acima do normal em grande parte do estado, é possível que haja inundações no início da próxima semana, com o derretimento da neve nas montanhas e o aumento dos rios.
Depois de um ataque violento de rios atmosféricos e outras tempestades desde dezembro, a camada de neve do estado está 260 por cento do normal e ainda não muito longe de seu pico recorde de um mês atrás.
Os alertas de inundação estão em vigor até a manhã de segunda-feira em grande parte da Sierra Nevada, incluindo a área de Lake Tahoe, devido à probabilidade de forte derretimento de neve próximo e abaixo de 8.000 pés.
A preocupação não é apenas com as enchentes, mas também com aqueles que podem ser atraídos para se refrescar na água.
“Riachos e córregos estarão correndo alto e rápido com pequenos impactos de inundação ao longo de vários rios principais também. A água estará extremamente fria, causando choque rapidamente”, escreveu o Serviço Meteorológico.
“As travessias de águas baixas podem ser inundadas e as margens dos rios podem se tornar instáveis. Inundações incômodas também podem ocorrer onde os sistemas de drenagem são impedidos pela neve ou entupidos por outros detritos”.
As temperaturas da água estão na faixa de -1 a 10°C, o que é considerado frio demais para nadar. O Serviço Nacional de Meteorologia em Reno twittou que “cerca de 20% daqueles que caem na água fria morrem no primeiro minuto de imersão devido ao choque da água fria”.
As inundações são uma preocupação particular na área ao redor do Parque Nacional de Yosemite, que estará fechado de sexta à noite até pelo menos quarta-feira.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de inundação para o rio Merced dentro do parque, onde são esperadas pequenas inundações. Prevê-se que o rio suba acima de seu estágio de inundação de 3 m logo após a meia-noite de sexta-feira, antes de atingir o pico de cerca de 3,3 m no início da manhã de domingo. “A água sobe até a base da ponte suspensa a jusante de Chapel Meadow”, escreveu o Serviço Meteorológico.
Inundações menores também estão previstas ao longo de Forks of the Carson River, começando na noite de sábado e ao longo do rio Walker perto de Mason, Nevada, na segunda-feira.
Embora o clima mais frio seja esperado pelo menos na primeira parte de maio, é uma longa estação de derretimento e as previsões de fluxo estão sujeitas a mudanças com as mudanças de temperatura.
Fonte: The washington Post