A casa misteriosa, chamada de "a mais solitária do mundo" fica na Islândia, na ilha de Elliðaey, pertencente ao arquipélago de Vestmannaeyjar, um local remoto no sul do país.
Com poucas explicações a respeito de sua construção, o local é alvo de uma série de teorias:
Uma delas, seria que ela foi construída por um bilionário com medo de um possível apocalipse zumbi e há mais de 100 anos está vazia; Algumas pessoas afirmam que se trata da morada de um eremita que morreu há bastante tempo e agora a residência caiu em desuso; Já a melhor dessas teorias afirma que o governo deu a casa de presente para a cantora Björk fazer suas composições. Infelizmente, o próprio governo do país fez questão de desmentir essa teoria tão agradável.
Na verdade, a casa é utilizada, volta e meia, pela "Associação de Caça da Islândia" (ACI) para fins de recreação e eventos diversos e embora seja considerada, pelo governo local, como "a casa mais isolada do mundo", não foi sempre assim.
Outrora existia na ilha uma pequena comunidade que viviam da coleta de ovos de aves, e a água era recolhida das constantes chuvas na região, mas em meio as dificuldades desta rotina, foram abandonando o povoado a partir da década de 1930 até o isolamento completo do local e a construção, em 1953, do atual alojamento do ACI.
Tudo porque o arquipélago onde ela está é famoso pela população abundante de papagaios-do-mar. Porém, a casa não possui luz elétrica, aquecimento ou água encanada.
Para quem quiser se aventurar acampando por lá ou apenas observando os papagaios-do-mar, esse é o lugar!