Campeonato Mundial de Surf Hang Loose Pro Contest de volta em Noronha - Foto: Divulgação
Após dois anos de pausa por conta da pandemia, Fernando de Noronha voltou a receber o Campeonato Mundial de Surf Hang Loose Pro Contest. O evento começou nesta terça-feira (28) e segue até o próximo domingo - 5 de março, na praia da Cacimba do Padre.
Para esta edição, estão confirmados 74 atletas, sendo sete surfistas do arquipélago: Patrick Tamberg, Buday Santos, Nino Noronha, Bruno Vasconcelos, Caia Souza, Airton Mikael e Brayner Silva. Além do Brasil, participam ainda surfistas do Chile, Peru, Argentina, Uruguai e Venezuela.
O vencedor do Hang Loose receberá 5 mil pontos no ranking Sul-Americano, bem como o prêmio de 10 mil dólares.
O Pro Contest é um dos mais tradicionais eventos do circuito Mundial de Surf e vale como a penúltima etapa da temporada 2022/2023 do circuito Qualifying Series (QS), status 5000, da World Surf League (WSL), e abre o calendário Sul-Americano. As disputas na ilha acontecem todos os dias.
Na edição deste ano, uma das principais atrações é o peruano Miguel Tudela, que lidera o ranking da WSL da América Latina. Outro nome de destaque na competição é o vice-líder do ranking, o pernambucano Ian Gouveia.
Administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, acredita que esse é um momento importante para a ilha, pois é um evento internacional que a população já aguarda, sobretudo por ser algo incorporado ao apelo que o arquipélago tem aos esportes náuticos e radicais. “Noronha tem essa vocação natural pelo surf. Então, é uma satisfação poder dar todo o apoio logístico para a realização desse evento”, disse.
Fonte: Folha de Pernambuco