O Sunflower Kurenai de 17.300 toneladas foi entregue no final de 2022 e os testes começaram em 13 de janeiro.
Imagem: Sunflower Ferry Co. |
A primeira balsa movida a GNL do Japão marcou o início do serviço comercial da Mitsui O.S.K. Lines, como parte de seus esforços para reduzir as emissões nas operações domésticas da companhia de navegação.
Atualmente, eles estão planejando um total de quatro embarcações bicombustíveis movidas a GNL para se juntar à crescente adoção mundial de GNL, inclusive nos segmentos de passageiros e balsas.
O Sunflower Kurenai de 17.300 toneladas operado pela Sunflower Ferry Company do MOL Group foi entregue no final de 2022 e os testes começaram antes das operações comerciais em 13 de janeiro. Além de fornecer à nova embarcação sistemas bicombustíveis, ela também tem aproximadamente o dobro do tamanho da balsa mais antiga e apresenta um novo nível de luxo e comodidades para os passageiros nas viagens que duram cerca de 12 horas.
Em comparação com as balsas anteriores, a nova embarcação oferece maior capacidade de transporte e conveniência para o transporte de cargas e passageiros.
A empresa também está usando um método de abastecimento exclusivo para as novas balsas que fornecerão GNL durante as escalas no Porto de Beppu. Ao contrário de um método convencional de receber o abastecimento de combustível de GNL conectando um único caminhão-tanque a navios movidos a GNL, o skid permite que a balsa receba combustível de GNL de quatro caminhões-tanque simultaneamente, acelerando o processo.
Após o Sunflower Kurenai, o Sunflower Murasaki deve entrar em serviço em abril de 2023 como o primeiro e o segundo navios movidos a GNL operados pela Ferry Sunflower. A empresa também planeja construir duas balsas de última geração movidas a GNL de 15.600 toneladas e colocá-las em serviço em 2025 para substituir as embarcações atualmente operando pela MOL Ferry Company na rota Oarai-Tomakomai.
A MOL diz que expandirá ainda mais a adoção de embarcações movidas a GNL, acelerando seus esforços para reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa. A empresa planeja expandir o uso de GNL em todos os segmentos de suas operações de navegação, bem como a exploração de futuros combustíveis alternativos.
Em todos os segmentos de navegação, a DNV informa que existem atualmente 355 navios movidos a GNL em serviço, com pedidos atuais definidos para aumentar o total para 870 navios movidos a GNL até 2028.
Fonte: The Maritime Executive
Imagens: Sunflower Ferry Co.