Atrações circenses seguem até 31 de janeiro no litoral do Paraná

As apresentações acontecem nos postos fixos em Matinhos, Praia de Leste, Caiobá, Ipanema e Shangrilá.

       
Foto: Leonardo Sguarezi/Secom

Novidade do Verão Maior Paraná, o Circo na Praça foi incluído na programação cultural, junto com o Circo na Praia, que já ocorria em verões passados.

Até o dia 31 de janeiro, a população paranaense e os turistas podem acompanhar as programações de ambos os projetos com atrações diárias e performances no trapézio, malabares, dança ou oficinas recreativas.

O Circo na Praia se instalou no Litoral e durante todo o verão conduzirá atividades artísticas e culturais destinadas a toda família.

Astro Circus é a Trupe de Circo e Teatro que se consolidou por meio do projeto Caravana Cultural e realiza as apresentações no Circo da Praia com números circenses tradicionais.

As apresentações acontecem nos postos fixos em Matinhos, Praia de Leste, Caiobá, Ipanema e Shangrilá. Os veranistas podem se inscrever para participar do espetáculo junto com os artistas aos domingos.

Esses postos fixos estão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis.

Para a coordenadora de produção do Circo na Praia, Carol Scabora, é incrível a ideia da junção do esporte e do verão com a arte. “Quando o esporte agrega no mesmo posto de atendimento o turismo, a cultura e outras atividades para a população, está mostrando a necessidade de cada área em um só lugar. Acho que essa iniciativa vinda do Governo de atender a população com várias frentes sociais é muito importante”, afirma.

Já o Circo na Praça, do Projeto Tenda Circo, tem na programação diversas apresentações e conta com shows de mágica, malabares, equilibrismo, apresentação com tecido, além de uma oficina gratuita para as crianças.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Esporte e conta com as apresentações da companhia circense Trip Circo em praças das cidades litorâneas.

O projeto é viabilizado pelo Programa de Incentivo Paraná Cultural com apoio da Copel e segue as diretrizes do Plano Estadual de Cultura, que tem como objetivos a descentralização e a democratização da cultura.

"A ideia do circo na verdade é levar a cultura do circo de novo para a praça, tirar um pouco do teatro e levar para um público mais amplo, tanto para os moradores dos balneários que a gente está visitando, quanto para os veranistas.

A nossa ideia é passar cada dia em um balneário, nossa estrutura é totalmente desmontável. É uma maratona. E o bom é que a plateia fica do lado, em cima, embaixo, em todos os lugares, a interação do público é muito grande", complementa Vinicius Braguetto , produtor do Circo na Praça.

O engenheiro agrônomo Gustavo Facioli Becker, de Rolândia, já acompanhou uma apresentação. "A gente ficou sabendo pelo site do Verão Maior Paraná e desde dezembro estamos acompanhando a programação. Não é todo dia que a gente tem um circo para assistir, um evento gratuito e a céu aberto né, então eu e minha família aproveitamos muito", afirma.

Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado.

As ações acontecem nos municípios do Litoral e também em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top