Plânctons bioluminescentes são recorrentes em praias brasileiras

O fenômeno ocorre nas praias brasileiras de Imbé e Tramandaí, RS, na região da Ilha do Mel, PR, e na Ilha do Cardoso, no extremo Sul do litoral paulista.

Plâncton bioluminescente são recorrentes nas praias da Ilha do Mel

 

No litoral do Paraná, especialmente na Ilha do Mel, a temporada de plâncton bioluminescente é um fenômeno que ocorre entre os meses de agosto e setembro. As noites de lua nova, as mais escuras, são as melhores para apreciar o fenômeno.

 

Plâncton bioluminescente são recorrentes nas praias da Ilha do Mel


Medusa cnidária

São organismos de corpo bastante simples e englobam mais de 11000 espécies como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas.

                           

No litoral do Paraná, especialmente na Ilha do Mel, a temporada de plâncton bioluminescente é um fenômeno muito esperado. As noites de lua nova, as mais escuras, são as melhores para apreciar o fenômeno.
                                

Fitoplâncton phytoplanktons


Segundo um artigo publicado em 2009 na Photochemical & Photobiological Sciences, “o mecanismo de produção de luz é semelhante ao que se observa nos vagalumes e nas bactérias bioluminescentes: enzimas chamadas luciferases oxidam uma substância – ou substrato, como os químicos preferem chamar – conhecida como luciferina, liberando energia na forma de luz”.

                             
Plâncton bioluminescente são recorrentes nas praias da Ilha do Mel

É um fenômeno pouco explorado e o risco de presenciar as cores verdes, azuis e até avermelhadas, emitidas pelos organismos luminescentes, durante uma trilha noturna que esteja fazendo pelas florestas e praias tropicais ou pelos bosques de regiões temperadas, em época de lua nova, é bem provável. 




Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top