As imagens foram divulgadas, nesta terça-feira (20), pelo projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie na unidade.
Dois novos filhotes de onça-pintada foram flagrados por câmera fotográfica no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
- Veja o vídeo abaixo
Segundo a coordenadora executiva do projeto, Yara Barros, os felinos devem ter entre sete e oito meses de idade, estão fortes e aparentemente saudáveis; não foi possível identificar o sexo deles.
A equipe ainda não sabe quem é a mãe das oncinhas e informou que, nessa idade, os filhotes ainda acompanham a mãe, da qual se separam geralmente por volta de dois anos de idade.
Pela segurança dos filhotes, o projeto não divulga a localização do registro, mas informou que aumentou o número de armadilhas fotográficas na região onde eles foram avistados.
O objetivo agora é tentar novos registros, identificar a mãe e monitorar as oncinhas.
De acordo com Yara, ao todo, o bioma da Mata Atlântica conta com cerca de 250 a 300 onças-pintadas.
Desse total, 105 delas estão na região do corredor verde, que abrange os lados brasileiro e argentino do Parque Nacional do Iguaçu, conforme o último censo de 2018.
O projeto informou que um novo censo da espécie será divulgado em agosto, com informações do levantamento feito em 2020.
Os dados sobre os felinos são coletados desde 2009 pelos especialistas dos projetos Onças do Iguaçu, no Brasil, e Yaguareté, de Porto Iguaçu, na Argentina.
Onças-pintadas
Segundo a coordenadora, o primeiro filhote registrado pela equipe em 2021 foi descoberto em março, andando junto com a onça Indira, que era monitorada pela equipe.
A onça-pintada é um predador de topo de cadeia e uma espécie que tem grandes requerimentos de habitat, por isso, a existência dela indica a qualidade dos ambientes onde vive.
O Parque Nacional do Iguaçu é um refúgio para as onças-pintadas e uma das áreas mais importantes para sua sobrevivência no bioma, conforme o projeto.
De acordo com a equipe, a chegada de duas novas oncinhas é uma alegria e mais uma esperança para a conservação da espécie, o que sinaliza a importância da manutenção da integridade do parque.