O submarino foi encontrado em uma depressão de 800 metros de profundidade, muito mais do que ele havia sido projetado para suportar
Segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, o KRI Nanggala-402 "se partiu em três". Todos os 53 membros da tripulação estão mortos.
O submarino foi encontrado em uma depressão de 800 metros de profundidade, muito mais do que ele havia sido projetado para suportar.
As equipes de busca também acharam mais detritos da embarcação, incluindo uma âncora e coletes salva-vidas.
Desde o último sábado (24), a Marinha da Indonésia já dava o KRI Nanggala-402 como "afundado", uma vez que o veículo tinha oxigênio por apenas três dias.
O presidente Joko Widodo definiu os marinheiros como "os melhores patriotas" do país e enviou "profundas condolências" às famílias das vítimas.
Ainda não se sabe as causas da tragédia, mas a Marinha cogita um blecaute que teria impedido o submarino de voltar à superfície.
As autoridades, no entanto, descartam uma explosão e dizem que o KRI Nanggala-402 se dividiu em três devido à pressão da água em grandes profundidades.
Segundo o chefe do Estado-Maior da Marinha, ainda será discutida a possibilidade de resgatar os destroços do submarino. "Eu quero retirá-lo, mas como vamos trazê-lo?", disse Margono.
A embarcação havia desaparecido logo após submergir durante um exercício militar na última quarta-feira, na costa da ilha de Bali.
De fabricação alemã, o KRI Nanggala-402 era um dos cinco submarinos da frota indonésia e integrava sua Marinha desde 1981. (ANSA)
Fonte: Época