Os fortes ventos e altura das ondas em localidades próximas impossibilitaram as manobras dos navios cargueiros.
O ciclone ‘Potira’ provoca ondas de mais de 2 metros e agita o mar na costa do litoral norte de Santa Catarina. Por medidas de segurança, na quarta-feira (21), a Marinha fechou o acesso aos portos de Itajaí e Navegantes.
De acordo com ofício da corporação, “o mar está agitado, com ondas de mais de 2 metros de altura. Elas são causadas por um ciclone que está no mar.”
O fechamento ocorreu pela manhã, perto das 10h. Os fortes ventos e altura das ondas em localidades próximas impossibilitaram as manobras dos navios cargueiros.
Pelo menos uma manobra já foi suspensa e outras 16 estão no cronograma do complexo portuário até sábado (24). Não há previsão de retorno à normalidade.
O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu é um dos maiores em movimentação de contêineres do país.
Os portos de Itajaí e Navegantes são opções de terminal de importação e exportação. Eles também representam alternativas que alavancam a economia do estado.
A Defesa Civil catarinense já havia alertado para risco de ressaca no litoral catarinense por causa do ciclone subtropical.
De acordo com o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, o ciclone está no Litoral da região Sudeste do país, a cerca de 450 quilômetros do Rio de Janeiro.
Porém, a tendência é que a tempestade desça em direção ao Sul do país na sexta (23) e no sábado. Caso isso ocorra, a previsão é de que as ondas só devam se normalizar a partir de domingo (25).